[Palestra online] Big Data e projetos Open Source na área de saúde

Continue reading “[Palestra online] Big Data e projetos Open Source na área de saúde” »

Palestra sobre Bigdata na área de saúde no NoSQL BA 2017 !

Gostaria de agradecer pela oportunidade da palestra e para mim foi um prazer falar um pouco sobre software livre e Big data. Estou anexando a esse post o slide da apresentação caso alguém tenha interesse também.  Saí desse evento com o sentimento de que estamos evoluindo como comunidade e em qualidade de conteúdo. Se você não foi para o evento, ainda pode seguir e obter um pouco do conteúdo nas redes sociais do grupo Java Bahia ou de alguns palestrantes.

Continue reading “Palestra sobre Bigdata na área de saúde no NoSQL BA 2017 !” »

[#2 Dica de leitura] NSDNA: a manually curated database of experimentally supported ncRNAs associated with nervous system diseases

Que tal um banco de dados curado manualmente com ncRNA associados com doenças do sistema nervoso ? Continue reading “[#2 Dica de leitura] NSDNA: a manually curated database of experimentally supported ncRNAs associated with nervous system diseases” »

Escolha o seu projeto open source na área de saúde !

Você sabe o que é um software open source ? Como eles são criados e mantidos ? Será que existem projetos desse tipo na área de computação aplicada ? Só lendo esse post para saber como você pode mudar o mundo com eles ! Continue reading “Escolha o seu projeto open source na área de saúde !” »

[#1 Dica de leitura] Open data para área de Saúde !

A primeira dica de leitura da semana é um artigo sobre política de armazenamento e utilização de dados médicos.

Continue reading “[#1 Dica de leitura] Open data para área de Saúde !” »

Espera, não entendi ! A genética está usando NoSQL ?

Estamos vivendo uma era que tudo é “Big data” (já ouvi gente falando que ia usar o Hadoop  para processar um arquivo de texto de 50mb). Mas de fato a 5 anos quando comecei a lidar com  dados biológicos o que mais me impressionou foi a quantidade de dados gerados. Por exemplo, atualmente um seqüenciamento do genoma humano chega a ter 38GB de dados brutos. Você consegue imaginar um arquivo de texto de 38GB ?

Continue reading “Espera, não entendi ! A genética está usando NoSQL ?” »