Escolha o seu projeto open source na área de saúde !

Você sabe o que é um software open source ? Como eles são criados e mantidos ? Será que existem projetos desse tipo na área de computação aplicada ? Só lendo esse post para saber como você pode mudar o mundo com eles !

NO INÍCIO NÃO ERA ASSIM…

Atualmente, você pode ter o seu celular com Android e usar a sua distribuição Linux. Tá se você não usa nenhuma das alternativas anteriores, você navega na internet, ok ? Se sim, cerca de 39% (JAVA, PHP, Pearl e ASP) das páginas publicadas na internet tem algum tipo de projeto open source envolvido diretamente com ela, (https://www.upguard.com/blog/which-web-programming-language-is-the-most-secure). A maior rede social da atualidade o Facebook é construída usando como base linguagens e projetos open source. Parece que hoje em dia o open source é fundamental para o que conhecemos como internet atualmente, mas nem sempre foi assim…

Na década de 50 (https://www.longsight.com/learning-center/history-open-source) surgiu o movimento de software livre na área acadêmica. Era uma empreitada bastante ousada tendo em vista que já existiam empresas consolidadas de softwares privados.  Na década de 70, o movimento software livre deu um grande passo com o UNIX. Na década de 80, o projeto GNU (http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.html). Só em 1997, o open source se popularizou com o browser Netscape. Pela primeira vez surgia a idéia de que outras pessoas procurassem e consertassem bugs do software.

Atualmente, este tipo de política de software virou um ponto importante para a manutenção da área científica atual. Hoje já se discute muito além do open source. Temas como open data e open access tem ganhado muito espaço na literatura acadêmica.  Afinal a idéia de abrir e compartilhar os dados, conhecimentos e softwares está diretamente ligado ao conceito e objetivo de evolução da ciência. Compartilhar resultados, metodologias e ferramentas é uma importante prática para expansão do conhecimento.

TÁ OK, MAS O QUE É OPEN SOURCE ?

Para muitas pessoas principalmente aos iniciantes no clã dos computeiros ou de fora dele este conceito se mistura com os benefícios. Basicamente, perguntar isso publicamente lhe trará respostas interessantes como…

“São programas gratuitos de código aberto.”

“são programas desenvolvidos por comunidades sem fim lucrativo.”

‘são programas que você tem acesso ao código fonte e pode edita-los para suprir as suas necessidades.’

Ok. Essas foram algumas das respostas que já ouvi para essa pergunta. Mas qual ou quais definições estão presentes na literatura acadêmica ? Fazendo uma busca por alguns sites sobre esse tema, encontrei os seguintes conceitos:

 “The term “open source” refers to something people can modify and share because its design is publicly accessible.” – OpenSource.com (https://opensource.com/resources/what-open-source)

The basic Open Source concept means that the source code is available for download with the software. (The source code is the code available before being processed by a compilator) Every open source software is attributed an open source license, giving restrictions or authorizations on what can be done with the software” – OpenManiak.com (https://openmaniak.com/opensource.php)

dica de leitura sobre open source…