Computação aplicada ? O que é isso ?

Desde a graduação eu sempre fui inquieto com o que iria fazer após pegar o diploma de Sistemas de Informação. Parece algo simples, mas não é ! A computação tem diversas áreas e escolher qual a sua carreira para o futuro é algo construído aos poucos e necessita de muito cuidado.

Comecei a descobrir desde o primeiro semestre que o que queria usar computação para ajudar pessoas, tentar aplicar e melhorar o mundo que temos.

Mas por onde começar, o que fazer? Na minha época a faculdade criou uma disciplina semestral chamada “Projeto Integrador”. Nesta disciplina você e seu grupo tinham que criar um projeto usando os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas daquele semestre. Experimentei de tudo: jogos, programas de estoque, dispositivos e mineração de dados. Na análise de dados eu descobri um mundo de aplicações para a computação. Por exemplo, analisando dados criminais, médicos, econômicos e de redes sociais. Foi algo que literalmente mudou o rumo e definiu um norte para a minha área de atuação. Analisando e processando dados, naquele momento eu via a possibilidade de interpretar um “bloco bruto de dados” afim de extrair informações relevantes que poderiam mudar as vidas das pessoas.

Surgiu então na minha vida a área que atuo e que sou apaixonado, computação aplicada a saúde…

Comecei a me juntar com alguns amigos do grupo dos “projetos integradores” e uma professora para pensar em projetos interdisciplinares de computação aplicada a saúde. Conseguimos estruturar um projeto que iniciamos com o apoio do grupo de pesquisa da faculdade para tentar desenvolver um dispositivo para identificar o mal de Parkinson nos pacientes. Este projeto não foi concluído, mas possibilitou a descoberta do que eu queria fazer na minha carreira acadêmica. Então descobri a área da computação aplicada, que é uma área interdisciplinar muito recente que possibilita a atuação do profissional em projetos que utilizam computação para solucionar problemas vinculadas a outras áreas de conhecimento. Como por exemplo a área de saúde.

Qual a atuação desse tipo de profissional interdisciplinar ?

Atualmente a computação aplicada a área de saúde é uma área em ascensão. Todos os dias podemos ver avanços em tecnologia e computação aplicada a saúde, seja uma cirurgia realizada a distância até algoritmos de análise de resistência a medicamentos utilizados na terapêutica de um determinado paciente. Estamos vivendo um momento que temos muitos dados disponíveis, mais até do que podemos analisar. As empresas privadas e públicas estão de olho nesta nova área e investindo muito em projetos e produtos que utilizem os dados disponíveis para gerar informações inteligentes. É uma área muito recente em comparação com diversas outras e no Brasil ainda estamos iniciando neste tipo de mercado, mas se falar de profissões do futuro, com certeza essa é uma delas. Empresas como a Amazon, Google e IBM tem contratado esse tipo de profissional com bons salários e boas condições de trabalho.

COMO FORMAR O SEU CONHECIMENTO NESSA ÁREA INTERDISCIPLINAR…

Existem no Brasil diversos cursos de mestrado e doutorado disponíveis em instituições públicas e privadas. Segue abaixo, alguns desses programas nacionais:

PPGCA (UEFS): O curso de mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PGCA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, foi aprovado pela CAPES em 2013, veja a notícia. O programa de pós-graduação foi recomendado pela CAPES. Link: http://pgca.uefs.br

PPGCA (UDESC): Dentro da filosofia do curso, o mestrado é considerado como uma extensão da graduação, dando ênfase à formação científica do estudante com responsabilidade sobretudo com o desenvolvimento e com a divulgação do conhecimento. Com isto, propiciará ao mestrando a devida inserção profissional na sua área de pesquisa, tanto no âmbito acadêmico quanto industrial. Link: http://www.cct.udesc.br/?id=289

PPGCA (USP): O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Computação Aplicada (PPG-CA), modalidade Mestrado Acadêmico, tem por objetivo geral capacitar seus egressos na aplicação da computação como ferramenta na solução de problemas relacionados à integração da computação com outras áreas do conhecimento. Link: http://dcm.ffclrp.usp.br/ppgca/